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Arquitetos: José Adrião Arquitetos
- Área: 9730 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Nuno Almendra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola EB1 nº 36 foi projetada em 1972, a sua construção iniciada em 1974, interrompida em 1975 e retomada em 1982, tendo sido inaugurada em 1984. O projeto foi assinado pelo arquiteto Fernando Gomes da Silva, sendo no entanto o seu autor o arquiteto Raul Ceregeiro.
A escola insere-se no modelo de ensino desenvolvido por Maria Montessori (1870 – 1952) – o Método Montessori é caraterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. A sua materialização arquitetónica teve como influência as experiências similares realizadas no Reino Unido e Suécia.
Considera-se que Escola EB1 nº 36 é um edifício com importância e relevo patrimonial, visto ser a expressão construtiva e formal do modelo de ensino criado Maria Montessori e principalmente porque a resposta arquitetónica é totalmente coerente com os princípios definidos por esse modelo de ensino.
O edifício é uma sucessão de espaços abertos e comunicantes desde o momento da entrada até às salas de aula. As salas de aula relacionam-se diretamente com o exterior reforçando o caráter aberto do edifício. Apesar de algumas destas condições iniciais da proposta terem sido alteradas ainda é evidente a qualidade arquitetónica conseguida pelo projeto de arquitetura.
Nas zonas comunicantes entre as salas de aula e os corredores as paredes não vão até ao teto e por isso a escola era totalmente permeável ao nível de ventilação e de som. As condições criadas por esta abertura entre todos os espaços da escola, apesar de ser bastante rica espacialmente e de ser vantajosa ao nível da ventilação natural, levaram a que desde o início tenham surgido problemas em relação à acústica e ao funcionamento das aulas.
De 1972, ano em que a Escola foi projetada, aos dias de hoje, muitos foram os paradigmas que se alteraram no ensino e no edifício escolar.
Deste modo e para resolver as questões principais de deficiente funcionamento da escola na atualidade propõe-se a construção de 3 novas zonas programáticas: Ginásio, Refeitório/Cozinha, Recreio Exterior Coberto. A construção de um novo Ginásio e Refeitório vem solucionar as questões acústicas existentes. Procurou-se também com esta estratégia interferir o mínimo na escola existente, não a alterando nos seus pressupostos iniciais.